domingo, 8 de dezembro de 2013

JP terá 9 ‘feriadões’ em 2014; dias imprensados devem atrair turistas, mas são ruins para comércio

Para PBTur, os períodos são extremamente positivos, mas CDL acha que datas 'enforcadas' prejudicam vendas
Economia | Em 08/12/13 às 07h59, atualizado em 08/12/13 às 07h59 | Por Pollyana Sorrentino
Reprodução/Wikipedia
Areia Vermelha/PB, destino procurado em feriados
O ano de 2014 ainda nem chegou, mais os paraibanos já estão na expectativa dos feriados e consequentes folgas. Pensando nisso, o Portal Correio relacionou os meses em que eles vão acontecer e seus respectivos motivos, para que você possa ter mais um dia de descanso ou - quem sabe - já começar a programar sua viagem.
12 feriados nacionais já estão catalogados no calendário. Destes, sete são aguardados com expectativa, pois se tratam dos conhecidos ‘imprensados’, feriados que caem em dias da semana como quinta, sexta, segunda e terça-feira. No próximo ano, os feriados imprensados ocorrerão no Carnaval (3 de março), Paixão de Cristo (18 de abril), Tiradentes (21 de abril), Dia do Trabalho (1º de maio), Corpus Christi (19 de junho) e Natal (25 de dezembro).
Na capital paraibana, o número de feriados prolongados será ainda maior, subindo para nove os famosos ‘feriadões’, quando somados os nacionais aos locais 5 de agosto e 24 de junho, aniversário da cidade de João Pessoa e São João, respectivamente.
Calendário de Feriados em 2014
DATA
DIA DA SEMANA
FERIADO
1/1/14
quarta-feira
Confraternização Universal
3 e 04/03/14
terça-feira
Carnaval
18/04/14
sexta-feira
Paixão de Cristo
21/04/14
segunda-feira
Tiradentes
1/05/14
quinta-feira
Dia do Trabalho
19/06/14
quinta-feira
Corpus Christi
7/9/14
domingo
Independência do Brasil
12/10/14
domingo
Nossa Sr.a Aparecida
2/11/14
domingo
Finados
15/11/14
sábado
Proclamação da República
25/12/14
quinta-feira
Natal
Quanto mais feriadões, mais turistas
Para a presidente da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), Ruth Avelino, os ‘feriadões’ são extremamente positivos para a movimentação do turismo, quando, em média, a rede hoteleira de João Pessoa aumenta no mínimo 20% a ocupação dos aposentos.
“Com o feriado prolongado, as pessoas viajam e passam mais tempo no local em que vão visitar. Além dos hotéis cheios, estes imprensados impulsionam as vendas em bares, restaurantes e casas noturnas”, ressaltou Ruth Avelino.
'Imprensados' diminuem ritmo no comércio
De acordo com o presidente da Câmara de Dirigentes e Logistas (CDL), Eronaldo Maia, os feriados prolongados podem afetar de forma negativa o comércio da Capital. “Apesar de alguns comerciantes optarem por abrir os estabelecimentos, com certeza estes feriados prejudicam as vendas”, ressaltou o presidente.
Ele lembrou ainda, que caso o comerciante faça a opção por abrir suas lojas nos dias de feriados, devem pagar a diária dos empregados e ainda liberá-los para um dia de folga durante a semana.
Maia revelou que não é possível estabelecer números que adiantem as perspectivas de vendas durante os feriados do ano novo porque esse estudo ainda não foi feito pela CDL. 
Centro da Capital é um dos pontos fortes do comércio
Foto: Comércio da Capital é afetado pelos feriados prolongados
Créditos: Jornal Correio da Paraíba
Comércio x Verão
Apesar do mês de janeiro, ser considerado um período de férias e característico por ser no verão, Eronaldo Maia garante que as vendas não são prejudicadas, tendo em vista a realização de promoções para estimular as compras. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário