quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Férias: veja como evitar dor de cabeça antes de pegar a estrada

Graça Macena
Férias: veja como evitar dor de cabeça antes de pegar a estrada
Muita gente aproveita as festas de final de ano e as férias escolares o para viajar com a família, mas na maioria das vezes acaba pegando as estradas sem antes realizar itens básicos do planejamento de uma viagem: como fazer uma revisão no veículo.
Falhas nos freios, problemas nos pneus e o extintor de incêndio com data de validade vencida são alguns dos principais problemas que ocorrem quando o veiculo não passa por manutenção preventiva estabelecida pelas normas de segurança antes de seguir viagem.
Segundo o policial federal, Genésio Viera, a falta de revisão muitas vezes geram problemas nas estradas, e as irregularidades mais encontradas durante uma operação da Polícia Rodoviária Federal (PRF) é o extintor de incêndio com o prazo de validade vencido. “O veículo que se encontrar com esse tipo de irregularidade será apreendido até a sua regularização e será expedida uma notificação de autuação por infringir o código de trânsito brasileiro”, explicou.
O mecânico de oficina, Alexandre Henrique, afirma que a revisão preventiva é a solução para evitar dores de cabeças durante a viagem. Os proprietários de veículos que não seguem à risca o plano de manutenção estabelecido, podem acabar tendo que preparar o bolso. “A revisão corretiva é muito mais complicada do que a preventiva, ela pode gerar muito mais gastos e perda de tempo do cliente”, ressaltou.
extintor
Em uma revisão são checados o sistema de segurança de freios, parte elétrica, alinhamento, balanceamento, suspenção, pneus, parte hidráulica, regular os faróis e sinaleiras, nível do óleo e água, além de verificar o prazo de validade do extintor de incêndio. A revisão preventiva pode ser encontrada de forma  gratuita em muitas oficinas da capital. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário