sábado, 28 de dezembro de 2013

Falta de remédios básicos no Trauma de JP prejudica tratamento de pacientes e revolta familiares

Redação, com assessoria
Falta de remédios básicos no Trauma de JP prejudica tratamento de pacientes

O deputado estadual Trócolli Júnior (PMDB) afirmou que o selo de qualidade recebido pelo Hospital de Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa, não passa de mais um engodo do governo do estado. A prova da propaganda enganosa é que estão faltando medicamentos básicos na unidade de saúde. Atualmente faltam o anti-inflamatório profenid e o analgésico tilax.
"Esse selo não passa de um engodo, inclusive deve ter sido comprado para abafar as críticas da oposição. É um absurdo um hospital do porte do Trauma de João Pessoa não ter nem analgésico para os pacientes. Tem gente lá dentro que está passando o dia gritando de dor. Quando a família tem condições financeiras de comprar na farmácia e levar faz, mas quando não tem o paciente fica a mercê da incompetência do atual governo", desabafou revoltado Trócolli Júnior, que tem se indignado com o caos instalado na saúde da Paraíba.
A denúncia da falta de remédios chegou ao parlamentar por meio das irmãs Maria das Graças Lucas dos Santos e Angelita Lucas, que é jornalista com atuação no Brejo paraibano. Elas estão com um cunhado internado no Trauma de João Pessoa desde o último sábado (21), após ele ter sofrido um grave acidente e relatam com revolta a situação enfrentada por toda a família.
"É uma situação revoltante, toda a nossa família está desesperada, porque meu cunhado está aqui gritando de dor e não tem sequer um analgésico para ele tomar. Eu já acionei todos os órgãos responsáveis, até o CRM. Não estou reivindicando apenas pelo meu cunhado, mas por vários pacientes que estão aqui jogados. Um rapaz foi reclamar a falta de remédio para um parente dele e foi praticamente expulso do hospital sob a acusação de desacato. É uma desumanidade o que está acontecendo aqui no Trauma", relatou Angelita Lucas.
Maria das Graças também demonstrou sua revolta. "A gente até comprou o profenid, que é um anti-inflamatório, mas agora ele precisa tomar a medicação via ampola e esse não é permitido que a gente compre tem que ser injetado pelo hospital e só pode ser adquirido por meio do Trauma. A situação está muito complicada porque meu cunhado está precisando fazer uma cirurgia urgente. Ele sofreu um traumatismo craniano e uma fratura no maxilar, mas não tem os remédios que ele precisa. Além disso, tem vários outros pacientes na mesma situação, não é possível que o governo não se sensibilize", afirmou Graça.
A direção do Hospital de Trauma rebateu as denúncias do deputado e em nota prestou os seguintes esclarecimentos.
A Direção do Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena esclarece que existe estoque de insumos suficiente para receber a demanda do hospital e que realizou 243 (duzentos e quarenta e três) atendimentos durante a véspera e dia de Natal. O balanço tem como base as entradas realizadas a partir da zero hora da terça-feira, dia 24, até as primeiras horas desta quinta-feira, dia 26.
A Direção explicou que a compra de medicamentos por parte de familiares é uma conduta totalmente desaprovada pela Unidade de Saúde, já que o Hospital de Trauma de João Pessoa conta com um estoque de suprimentos satisfatório para atender todos os pacientes que são encaminhados à Unidade de Saúde.
A Instituição ressalta ainda que será aberta sindicância para apurar os casos de denúncias envolvendo suposta falta de medicamentos para os pacientes, contudo, precisa da colaboração de quem se sentiu prejudicado, visto que nenhuma denúncia formal chegou à Ouvidoria do Hospital de Trauma.
Por fim, a Instituição garante o atendimento de urgência e emergência aos paraibanos durante este período de final de ano, reforçando toda a equipe assistencial do hospital, que disponibiliza mais de 17 (dezessete) especialidades diuturnamente, além de aumentar o quadro clínico em torno de 30%, podendo chegar a mais de 60 médicos plantonistas, de forma presencial, nos dias de mais movimentação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário