quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Comércio amplia funcionamento até às 19h e espera aumentar vendas em 6%

Lojas de rua e shoppings anunciam alteração de atendimento aos consumidores; esquema especial de fim de ano já está em funcionamento
Economia | Em 04/12/13 às 09h10, atualizado em 04/12/13 às 11h16 | Por Jornal Correio da Paraíba/ Edson Verber e Giovannia Brito
Reprodução
Vendas de Natal
Os shoppings e as lojas do comércio de rua em geral já estão, em sua maioria, com horário de funcionamento especial visando atender o aumento da demanda da clientela, na fase que antecede às festas natalinas. A estimativa é de que haja um crescimento no movimento entre 5% e 6% sobre 2012. Grandes lojas já abrem aos domingos e estendem o horário até 19h.
Nos shoppings, já a partir do próximo sábado, haverá extensão do horário até meia noite, no caso do Manaíra. No Tambiá (Centro) e Sul (Bancários), até 21h. O Mag (Manaíra) até o dia 15 haverá alteração aos domingos - das 12h às 22h. Já no período de 19 a 23, o funcionamento será de 9h às 23h.
Na semana que antecede o Natal, da segunda-feira (16) até a véspera, segunda-feira (23), o Tambiá Shopping funcionará das 9h às 22h; e na véspera, dia 24, das 9h às 18h. Já o Shopping Sul, nos Bancários, das 10h às 22h; e na véspera, dia 24, das 9h às 18h. Conforme informado pelas assessorias de marketing das duas empresas.
“Não existe, nessa época de final de ano, nenhuma condição de definição para um único horário de funcionamento das lojas. Cada empresa estabelece os dias e horários em que irá funcionar, porque, para tanto, conforme a Convenção Coletiva de Trabalho, basta pagar o dia de R$ 38, por comerciário, no caso de trabalhar o domingo ou feriado e, caso estenda o horário, pagar a hora extra”, disse o presidente da CDL-JP (Câmara de Dirigentes Lojistas de João Pessoa), Eronaldo Maia.
Por isso, concluiu o dirigente, muitas lojas já abrem aos domingos nesse início de dezembro e irão continuar dessa forma. Quanto ao fechamento, ao invés das 18h, já ocorre 19h ou mais e pode chegar a 22h, até a semana que antecede os festejos natalinos.
Manaira
No maior shopping de João Pessoa, o Manaira, a assessoria assegurou que “até o dia 12 manterá o horário de abertura (10h) e fechará às 23h, exceto no sábado (7), quando fechará à meia-noite. Do dia 13 ao dia 23 de dezembro o fechamento será à meia-noite diariamente. No dia 24, fecha às 20h e no Dia de Natal, 25, apenas o setor de lazer (cinema, boliche, game station e strike bar) funcionará das 13 às 22h”.
De 26 a 30, o fechamento volta a ser às 23h e no dia 31 o shopping fechará às 19h. No dia de Ano Novo o funcionamento será igual ao Dia de Natal, apenas lazer das 13 às 22h. A mudança de horário na abertura acontecerá somente do dia 17 ao dia 24, quando as portas serão abertas às 9h, exceto no domingo (22), que a abertura será às 10h, assim como todos os domingos do mês. As mudanças de horário no mês de dezembro acontecem para oferecer mais comodidade aos clientes durante suas compras natalinas.
No Mag, nos dias 24 e 31, o funcionamento será de 9h às 19h. No dia 25, só funciona a Praça de Alimentação e Lazer, das 12h às 21h.
Lojistas esperam vender entre 3% e 6% mais
A partir do entendimento de que os efeitos do aumento da taxa de juros básicos, Selic - de 9,5% para 10% - somente se farão sentir sobre o comércio em 2014, os presidentes da FecomércioPB (Federação do Comércio, Bens, Serviços e Turismo do Estado da Paraíba), Marconi Medeiros; e da CDL-JP, Eronaldo Maia, avaliaram que o crescimento das vendas para o Natal e Ano Novo será na faixa entre 3% e 6%.
O dirigente da FecomércioPB destacou que “mantemos a mesma previsão feita em outubro de que as vendas crescerão entre 3% e 5% sobre o Natal de 2012, porque aumento da Selic, determinado pelo Copom, de 9,5% para 10%, somente deve surtir seus efeitos de retração, ou não, nas vendas, face ao encarecimento dos financiamentos, a partir de janeiro de 2014. Pessoalmente torcemos que com uma freada no processo inflacionário, as vendas se mantenham nos mesmos patamares de 2013, porque mais de 30 milhões de brasileiros deixaram a linha da pobreza e outros mais também irão entrar no mercado consumidor”.
Mais otimista, o presidente da CDL-JP, acha que “deveremos ter um aumento nas vendas na faixa entre 5% e 6%, sobre 2012, face o crescimento geral da renda dos brasileiros, inclusive, com os reajustes salariais concedidos a todas as categorias e, inclusive, do salário mínimo. E, ainda, face ao ingresso no mercado de consumo de membros da classe E que migraram para a classe D, conforme dados divulgados pelos institutos tipo IBGE e Ipea. Aliás, é um acontecimento real nos últimos 12 anos, já que milhões de brasileiros deixaram a linha da pobreza”.
Lojas de CG abertas até 20h
Campina Grande - A partir de agora, o comércio de Campina Grande poderá ficar aberto até as 20h. A decisão foi tomada em comum acordo com os empresários da cidade e a norma vale até o final de dezembro. O funcionamento do final de semana também foi alterado. A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) da cidade prevê um crescimento de 10% no volume de vendas, comparado com o mesmo período do ano passado.
Aos sábados o comércio das principais ruas do Centro de Campina Grande ficará aberto até as 15h. Na reunião ficou definido que as lojas também abrirão aos domingos. Conforme acordado, os estabelecimentos ficarão abertos até as 15h.
Segundo o presidente da CDL, Tito Motta, a ideia é dar oportunidade de compra para as pessoas que trabalham durante todo o dia. “Muitas pessoas entraram no seu ambiente de trabalho às 8h, e só saem por volta das 18h, quando grande parte do comércio já está fechando. Com essa alteração, as pessoas poderão comprar seus presentes até mesmo nos finais de semana”, afirmou.
Ele explicou que esse horário será cumprido pelas lojas que normalmente durante esse período, tem um grande volume de vendas, como as de calçados, perfumaria, brinquedos, artigos de presente, eletrônicos, confecções, e outros.
Para atender esse aumento nas vendas, o comércio da cidade contratou temporariamente, cerca de 800 pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário