sábado, 21 de dezembro de 2013

21 de Dezembro de 2013

Folha de São Paulo mostra elogios de senadores de situação e oposição à atuação de Vital na CCJ

Folha de São Paulo mostra elogios de senadores de situação e oposição à atuação de Vital na CCJ
 A coluna Painel, a mais importante de política do Jornal Folha de São Paulo, trauxe em uma de suas edições desta semana,  alguns dos elogios que foram feitos ao senador Vital do Rêgo (PMDB-PB) na última sessão da Comissão de Constituição e Justiça – CCJ do Senado, ocorrida na última quarta-feira (18). Ao final da sessão, vários senadores elogiaram a atuação do senador paraibanodurante o ano de 2013. 

Dentre os senadores está Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP), que brincou com Vital, afirmando que iria apresentar proposta para que ele, caso assumisse o Ministério da Integração Nacional após a reforma que será promovida pela presidente Dilma Rousseff (PT) permanecesse em 2014 no comando da comissão. CONTRAPONTO Sandálias da humildade 

Vital do Rêgo (PMDB-PB), presidente da Comissão de Constituição e Justiça do Senado, aproveitou a última sessão do ano, na quarta-feira, para agradecer aos colegas pelo empenho em 2013. Os senadores brincaram com Vital, cotado para assumir o Ministério da Integração Nacional na reforma da Esplanada. -Vou apresentar uma proposta para que o senhor possa ser ministro e presidente da CCJ, acumulado - disse Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP). Sem jeito, o peemedebista respondeu: -Espero estar aqui no ano que vem!


Elogios - Vários senadores se revezaram para elogiar a atuação de Vital a frente da CCJ. A forma como o paraibano conduziu os trabalhos arrancou elogios dos colegas. O senador Magno Malta (PR-ES), que fez elogios a Vital ao Substitutivo do PNE, disse que o paraibano deu um novo ritmo a comissão, conseguindo aprovar no colegiado, importantes projetos de relevância para o país, inclusive, algumas proposições que estavam engavetados há anos. “Parabenizo o senador pela forma como conduziu a CCJ este ano” parabenizou.


O presidente do Senado, senador Renan Calheiros (PMDB-AL), também destacou o esforço do senador do Rêgo, a frente da Comissão e garantiu que a atuação do peemedebista foi fundamental para o Plenário do Senado aprovar importantes projetos de interesse do país. Segundo ele, graças a atuação de Vital na presidência da Comissão, é que o Senado pode dar uma resposta a sociedade as manifestações populares, aprofundando debates dos grandes temas em pauta no Congresso Nacional, e aprovando os projetos de relevância para o Brasil. “Vossa excelência fez um grande trabalho este ano a frente da CCJ. Graças a atuação de vossa excelência é que esta Casa pode dá uma resposta a sociedade e aprovar grandes projetos este ano de interesse do país” reconheceu.

O senador Valdir Raupp (PMDB-RO), disse que Vital dinamizou os trabalhos da comissão, levando o colegiado a votar os projetos que nasceram das manifestações populares do meio do ano. O senador O senador Pedro Taques (PDT-MT) também elogiou a forma como Vital conduziu os trabalhos. Para o senador, o maior feito do presidente da CCJ foi conseguir votar mais de 500 projetos, inclusive as matérias polêmicas. Já o senador Paulo Paim (PT-RS) disse que Vital deu celeridade aos trabalhos. Para ele, o senador peemedebista deu um novo gás na comissão, criando uma pauta que permitiu acelerar a votação de importantes matérias.

Outros parlamentares como Lobão Filho (PMDB-MA), Cristovam Buarque (PDT-DF) também enalteceram a atuação do paraibano na presidência da Comissão. Em 2013, segundo balanço da Consultoria Legislativa da CCJ, os senadores que integram a mais importante comissão do Senado, se reuniram mais de oitenta vezes, e apreciaram 552 proposições legislativas, sendo 399 só no primeiro semestre, o que demonstra a produtividade do Colegiado. Além do mais, a pedido de Vital, foram realizadas mais de 20 audiências públicas.

Os principais temas pautados no Congresso Nacional passaram pela CCJ. Entre os projetos relevantes aprovados este ano, destaques para a “PEC do voto aberto”, “PEC da Música”, a “PEC das Domésticas”; “Orçamento Impositivo”, a “Minirreforma eleitoral”, que visa a baratear as campanhas eleitorais e coibir o abuso do poder econômico; Plano Nacional de Educação (PNE) relatado por Vital, entre outras proposições.

Nenhum comentário:

Postar um comentário