sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Segurança investiga boato sobre toque de recolher em João Pessoa; autor será indiciado

Informação falsa se tratou de um toque de recolher no bairro São José e causou pânico nos moradores dos bairros vizinhos
Polícia | Em 21/11/13 às 19h41, atualizado em 22/11/13 às 12h10 | Por Pollyana Sorrentino e Naira Di Lorenzo
Reprodução/Twitter/EmersonMachado
Nas redes sociais, os internautas comentaram a denúncia
A Secretaria de Estado de Defesa Social da Paraíba irá investigar a origem do boato de toque de recolher que tomou conta de João Pessoa nessa quinta-feira (21). A falsa informação começou a ser espalhada nas redes sociais e no Wthasapp (aplicativo de smartphones de mensagens) e causou pânico na população.
De acordo com o secretário da SEDS, Cláudio Lima, será aberto um inquérito policial e a pessoa que for identificada como autor do boato será indiciado criminalmente. Segundo ele, o Centro Integrado de Operações Especiais recebeu diversas ligações no final da tarde e início da noite dessa quinta de moradores assustados com a notícia, mas a informação foi desmentida.
A falsa notícia se tratou de um toque de recolher no bairro São José e causou pânico nos moradores dos bairros vizinhos, como Manaíra, Tambaú e Bessa. A informação garantia que a insatisfação dos criminosos foi motivada após a morte de um homem que possivelmente comandava o tráfico de drogas no São José.
No final da tarde a SEDS, por meio de nota oficial, negou a informação, porém o boato já tinha se espalhado. Moradores e comerciantes de locais nobres próximos ao São José tiveram medo de sair de casa e evitaram movimentações. Empresários se sentido inseguros fecharam seus estabelecimentos comercias antes do horário normal.
O pânico tomou conta de toda a cidade e atingiu até mesmo bairros distantes do São José, como Jaguaribe, na Zona Oeste. Clientes de uma pizzaria do local declararam que estavam lanchando rapidamente porque haviam recebido a informação de que o 'toque de recolher' seria expandido para toda a Capital, comprometendo o funcionamento das casas comerciais, que foi suspenso a partir das 21h.
Estudantes de duas faculdades, localizadas às margens da BR-230, temendo a ação criminosa, abandonaram as aulas antes do período habitual.
Diante da denúncia, a assessoria da Polícia Militar disse ao Portal Correio que desconhece a informação. A polícia identificou policiamento no bairro São José nas últimas horas dessa quinta, com revistas e reforço nas equipes, com o objetivo de atingir as metas de redução da criminalidade no local e proporcionar segurança aos moradores, mas não há comprovação de que criminosos estariam ameaçando a comunidade ou outros bairros da cidade com o 'toque de recolher'.

Apreensão no Bairro São José
Foto: Uma das apreensões registradas no Bairro São José
Créditos: Divulgação
Assista à matéria exibida na TV Correio HD.

Nenhum comentário:

Postar um comentário