sábado, 2 de novembro de 2013

Segunda etapa de vacinação contra a febre aftosa é lançada em toda a Paraíba

Expectativa e que sejam vacinados mais de 1 milhão de cabeças de bovídeos no estado
Cidades | Em 01/11/13 às 18h11, atualizado em 01/11/13 às 18h14 | Por Secom-PB
Divulgação
Imagem Ilustrativa
A segunda etapa da Campanha de Vacinação contra a Febre Aftosa, realizada pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca, começou nesta sexta-feira (1) e segue até dia 30 de novembro. O objetivo é vacinar todo o rebanho do Estado, que segundo dados do último levantamento realizado pela Agência Estadual de Defesa Agropecuária, é de 1.250.100 cabeças de bovídeos (boi e búfalos). Noventa por cento desse total foram vacinadas na última campanha, em maio deste ano.
O gerente da Defesa Agropecuária Estadual, Rubens Tadeu, alerta que, ao contrário de campanhas anteriores, não será possível estender o período oficial, devendo o criador ficar atento aos prazos limites para a vacinação e comprovação da imunização do rebanho nos escritórios da Defesa.
“Nós estamos concorrendo à Certificação Internacional e teremos que cumprir rigorosamente os prazos impostos pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, pois, em fevereiro de 2014 vamos receber uma comissão europeia que vai avaliar se os estados que tiveram status sanitário elevado, entre eles a Paraíba, de fato erradicaram a febre aftosa e se têm condições de manter esse controle sanitário. Por isso, faço um chamamento a todos os produtores para se engajar de fato na campanha”, disse.
De acordo com o secretário Marenilson Batista, o governo está empenhado em dar as condições para que os produtores vacinem seus rebanhos. “Os escritórios da Defesa Agropecuária vão funcionar a partir de hoje até o dia 30 deste mês, inclusive, nos finais de semana, e o produtor terá 10 dias para comprovar junto à Defesa que seu rebanho está vacinado. Esse compromisso é fundamental para a Paraíba, já que a Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) decidirá se o Estado receberá a Certificação Internacional de Zona Livre da Aftosa. A inspeção nos estados será em fevereiro de 2014 e a Certificação Internacional está marcada para acontecer em maio do mesmo ano”.
Os produtores encontram as vacinas para o rebanho em todas as farmácias veterinárias do Estado. A Defesa Agropecuária disponibiliza os números 3214-5491 e 3214-5492 para os produtores esclarecerem dúvidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário