segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Romaria da Penha deve atrair 300 mil, com 12 trios e percurso de 14 quilômetros

Evento católico terá início às 22h deste sábado, dia 23 de novembro, logo após o Arcebispo da Paraíba, Dom Aldo Pagotto, dar a Bênção de Envio
Cidades | Em 18/11/13 às 16h38, atualizado em 18/11/13 às 16h45 | Por Redação
Foto: Internet 12
Procissão da Penha
A organização da Romaria da Penha 2013 já cadastrou e autorizou que 12 trios e mini-trios acompanhem os romeiros. O primeiro vai estar posicionado nas proximidades da subestação da Energisa, já na Av. Pedro II. Os organizadores estimam que cerca de 300 mil pessoas participem da caminhada de quase 14 quilômetros.
A Romaria terá início às 22h deste sábado, dia 23 de novembro, logo após o Arcebispo da Paraíba, Dom Aldo Pagotto, dar a Bênção de Envio, desejando a todos uma tranquila caminhada, em frente à igreja de Nossa Senhora de Lourdes, no Centro de João Pessoa. A caminhada segue pela Av. João Machado, Av. Pedro II, trevo universitário, principal do bairro dos Bancários, contorno da entrada do bairro de Mangabeira, e pela pista que dá acesso à Praia da Penha até chegar à Praça Oswaldo Pessoa, na Penha.
O lema da Romaria este ano é: “Desde a minha juventude, com fé, eu sigo com Maria no Caminho que é Jesus”, que aborda dois pontos importantes: a juventude, tema da Campanha da Fraternidade; e o Ano da Fé, que se encerra no mês de novembro.
A Festa da Penha começa com um Tríduo (três dias de celebração), no Santuário da Penha, a partir de quarta-feira, dia 20, sempre às 19h. Primeiro dia tem como tema: “Viver a fé na família”. O segundo dia tem como tema: “Viver a fé na comunidade eclesial”. E o tema da última noite do Tríduo: “Viver a fé na sociedade (mundo)”.
História
Em 1763 o português Sílvio Siqueira fez um apelo a Nossa Senhora da Penha: ele, que junto com a tripulação de uma embarcação enfrentava uma grande tormenta no litoral paraibano, pediu para aportar com segurança. A graça foi alcançada e, em retribuição, ergueu uma ermida onde desembarcou: na então Praia de Aratú - hoje Praia da Penha. Assim começou a devoção a Nossa Senhora da Penha na Paraíba. A festa completa 250 anos em 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário