sábado, 9 de novembro de 2013

Rodízio de abastecimento faz paraibanos recorrerem a poços, mas água está contaminada

Cerca de 40 poços serão reativados e Patos pretende tratar a água, caso não ocorram chuvas nos próximos meses
Cidades | Em 09/11/13 às 10h42, atualizado em 09/11/13 às 11h25 | Por Jornal Correio da Paraíba
Reprodução/Info Escola
Imagem ilustrativa
Por conta do rodízio do abastecimento de água em Patos, no Sertão do Estado, poços estão sendo reativados para garantir oferta hídrica para os moradores. No entanto, em alguns, a Gerência de Vigilância Sanitária identificou contaminação na água e os moradores são orientados a não consumir a água. Cerca de 40 poços serão reativados e o município pretende tratar a água, caso não ocorram chuvas nos próximos meses.
De acordo com o gerente da Vigilância Sanitária, Petrônio Gouveia, a contaminação da água dos poços ocorre em virtude de não existir de um sistema de tratamento nos equipamentos. “Os poços estavam desativados porque até então não havia necessidade. Com o rodízio surgiu à necessidade de oferecer mais oferta de água para a população e a alternativa encontrada foram os poços. Estamos orientando que a água não é para ser consumida, apenas para atividades domésticas, como lavar louça, banheiro e roupas, por exemplo”, explicou.
Dos quarenta poços existentes, 24 já foram reativados. Em cinco deles foi constatada que a água está contaminada. “Existem impurezas nos poços e a meta é limpá-los para no futuro, dependendo das necessidades, tratarmos para que seja possível oferecer água potável para população”, disse Petrônio.
Patos e mais 14 cidades da região estão sob rodízio no abastecimento de água desde o último dia 2 e a Companhia de Agua e Esgostos (Cagepa) poderá intensificar a manobra, caso não chova até o primeiro trimestre do próximo ano. “Ainda não cogitamos racionamento em Patos, mas por enquanto estaremos fazendo o rodízio por bairros. Se for preciso intensificar o número de dias sem água faremos, dentro das necessidades da população”, disse o gerente da Cagepa em Patos, Maciel Damasceno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário