terça-feira, 12 de novembro de 2013

Prova Brasil 2013 é aplicada nas 14 Gerências Regionais de Educação da Paraíba

Na Paraíba, o exame avaliará aproximadamente 142.407 estudantes
Emprego e Educação | Em 12/11/13 às 19h14, atualizado em 12/11/13 às 19h20 | Por Redação, com assessoria
Divulgação
Imagem Ilustrativa
A Secretaria de Estado da Educação (SEE), por meio do Programa de Avaliação (Proava) da Gerência de Educação Infantil e Ensino Fundamental (GEEIEF) e do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/Mec), está realizando desde segunda-feira (11) até 21 de novembro a aplicação da Prova Brasil - Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb)/2013.
Na Paraíba, a Prova Brasil avaliará aproximadamente 142.407 estudantes, sendo 51.000 do 3º ano do Ensino Fundamental (EF), 42.831 do 5º ano do EF, 44.379 do 9º ano do EF e 4.197 da 3ª série do Ensino Médio das 14 Gerências Regionais de Educação do Estado.  
Nesta avaliação participam 856 aplicadores e 113 apoios do polo, selecionados a partir das 14 GREs, que estão aplicando os cadernos de teste e questionários da Prova Brasil Saeb/2013. Os Polos de Apoio do Saeb/2013 estão localizados nos municípios de Alagoa Grande, Alagoa Nova, Araruna, Bayeux, Belém, Boqueirão, Caaporã, Cabedelo, Cajazeiras, Campina Grande, Catolé do Rocha, Conceição, Conde, Cuité, Esperança, Guarabira, Gurinhém, Itabaiana, Itaporanga, Jacaraú, João Pessoa, Juazeirinho, Lagoa Seca, Mamanguape, Monteiro, Patos, Pedras de Fogo, Piancó, Picuí, Pombal, Princesa Isabel, Queimadas, Rio Tinto, Santa Luzia, Santa Rita, São Bento, São José de Piranhas, Sapé, Serra Branca, Solânea, Soledade, Sousa, Sumé, Teixeira, Uiraúna e Umbuzeiro.
ANA – Paralelamente à Prova Brasil também está sendo aplicada a ANA – Avaliação Nacional de Alfabetização. A partir de 2013 o ciclo da alfabetização passa a contar com outra avaliação além da Provinha Brasil, aplicada aos alunos do 2º ano do ensino fundamental. A ANA é uma avaliação externa que será aplicada em turmas do 3º ano do ensino fundamental das escolas públicas de todo o país e é a grande novidade do Inep/Mec.  
A ANA atende aos objetivos do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic) e passa a integrar o Saeb – Sistema de Avaliação da Educação Básica, juntamente com a Prova Brasil e a ANEB, que já avaliam o 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e a 3ª série do Ensino Médio. Seu objetivo é oferecer indicadores de qualidade da alfabetização, que subsidiem as políticas públicas para esse segmento da escolaridade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário