quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Parlamentares paraibanos opinam sobre PEC da reforma política

Da Redação
Nesta terça-feira (05), o grupo de trabalho criado na Câmara Federal para discutir a reforma política aprovou o texto da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que apresenta mudanças no sistema eleitoral e de representação dos partidos.
Dentre as mudanças apresentadas, está o fim do voto obrigatório, o fim da reeleição para os cargos do executivo, a criação de regras para limitar a atuação de partidos com poucos votos e a mudança na forma de eleição de deputados, que seriam eleitos por regiões de cada estado.
O deputado federal Ruy Carneiro, em entrevista ao Click PB, falou o que pensa acerca da proposta que tramitará na casa. Para o deputado, a proposta de voto facultativo é democrática e poderia ter algumas dificuldades no início, porém, "com o tempo a população vai criando consciência política". Quanto à restrição à reeleição, Ruy afirmou que "sou a favor de aumentar o mandato de quatro para cinco anos sem reeleição", já que geralmente é utilizada a máquina pública para fins de campanha.
Ruy ainda considera interessante a proposta de eleição por regiões, já que "seria melhor para o deputado ser cobrado e para atuar". E sobre a limitação da atuação de partidos com poucos votos, Ruy Carneiro considerou importante já que "tem muito partido de aluguel no Brasil".
O Click PB também ouviu o deputado estadual Anísio Maia que considera que é necessário dar fim ao financiamento público de campanha e o fim das coligações proporcionais. O deputado acredita que o voto deve ser partidário "o cidadão tem que votar no partido". Anísio é contrário ao que chamou de voto distrital, já que "o Brasil não tem histórico de voto distrital".
Para Anísio Maia, a mudança mais importante seria "eliminar a influência do poder econômico. O resto é conversa fiada"

Nenhum comentário:

Postar um comentário