sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Operação Eternidade reforça segurança nos cemitérios durante feriado de Finados

Secom-PB
Operação Eternidade reforça segurança nos cemitérios durante feriado de Finados
As polícias Militar, Civil e o Corpo dos Bombeiros intensificaram as ações para garantir a segurança dos paraibanos durante o feriado de Finados (2). A Operação Eternidade, que teve início nesta sexta-feira (1º) segue até o domingo (3). A ação conta com mais de 1.500 agentes, sendo 1.300 da Polícia Militar. A corporação ainda contará com 300 veículos, que darão apoio no policiamento de 240 cemitérios, entre públicos e privados, em todo o Estado.
De acordo com o coordenador de Planejamento Operacional da PM, tenente coronel Onivan Elias, o objetivo é garantir o acesso seguro das pessoas aos cemitérios. Cada comandante local definiu os horários e dias em que as ações serão reforçadas, de acordo com a necessidade de sua área de cobertura. No interior, por exemplo, a atenção estará voltada para as missas, cultos e visitações, realizadas sobretudo no sábado e domingo.
Já na Capital, o efetivo começou a ser distribuído, desde às 8h, desta sexta-feira, a partir de uma formatura de tropa que lançou a Operação em frente ao Cemitério Senhor da Boa Sentença, no Varadouro. Isso porque o comércio de flores e velas nos arredores dos cemitérios já é intenso e movimenta valores.
“Estamos cuidando para que as pessoas homenageiem seus entes sem serem perturbadas”, comentou o comandante do Policiamento Regional Metropolitano, coronel Jefferson Pereira, ao citar que, na Capital, as ações contarão com 300 homens.
O patrulhamento, em todo o Estado, envolverá o policiamento a pé e o motorizado – com participação da rádio patrulha e da Rotam (Ronda Táticas com Apoio de Motos); além da Cavalaria, no caso de João Pessoa.
Recomendações -A polícia orienta aos cidadãos a visitarem os cemitérios preferencialmente no período diurno. Também é recomendado supervisionar as crianças e impedir que elas manuseiem fósforos e velas, evitando queimaduras.
Ir com roupas leves para ter melhor acesso aos locais do cemitério e não ostentar objetos de valor ou transportar muito dinheiro”, completou o coronel Jefferson. Ele lembrou que os comandantes regionais orientaram previamente os administradores de cemitérios públicos e privados para que fossem sanadas eventuais deficiências de iluminação, árvores e estruturas com risco de desabamento, sinalização de trânsito, acessibilidade, entre outros problemas - a fim de melhorar a segurança, conforto e tranquilidade dos visitantes e trabalhadores dos cemitérios.
Polícia Civil - Durante o feriado de Finados, a Polícia Civil vai atuar em regime de plantão. Em João Pessoa, as delegacias responsáveis pelo atendimento à população serão as delegacias distritais de Cruz das Armas (1ª DD), Mangabeira (9ª DD) e Manaíra (12ª DD). As delegacias de Bayeux (5ª DD), Cabedelo (7ªDD) e Santa Rita (6ª DD) também estarão abertas.
Ainda permanecem em plantão as equipes das delegacias especializadas de Crimes contra vida (Homicídios), contra o Patrimônio, Roubos e Furtos de Veículos, Entorpecentes, Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam) e o Grupo de Operações Especiais (GOE). Em Campina Grande, o atendimento acontece na Central de Polícia, localizada no bairro de Catolé e as delegacias especializadas de Homicídios e Roubos e Furtos. Nas demais cidades do interior do Estado, a Polícia Civil se fixa nas delegacias municipais que concentram o plantão.
Bombeiros – Cento e setenta homens, entre oficiais e praças, integram a Operação Eternidade, na Grande João Pessoa. Também serão disponibilizadas 12 viaturas, duas motos e três embarcações. O efetivo cobrirá os principais corredores da região, principalmente nas proximidades de grandes cemitérios e na orla marítima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário