quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Na Paraíba, 79 pedestres morreram somente este ano

Flagrantes de desrespeito são comuns nas rodovias; Dnit quer construir 14 equipamentos na BR-230
Cidades | Em 28/11/13 às 09h39, atualizado em 28/11/13 às 09h55 | Por Jornal Correio da Paraíba/ Bárbara Wanderley
Thiago Casoni
Investimento só vai surtir efeito se as pessoas se educarem
Este ano, 79 pessoas morreram atropeladas na Paraíba, segundo dados do Sistema de Informação sobre Mortalidade da Secretaria de Estado da Saúde (SIM/SES). No ano passado, foram 109 mortes. Apesar disso, o que se vê no cotidiano é que muita gente ainda prefere arriscar a vida, disputando espaço com os carros nas vias, a caminhar mais alguns metros usando as passarelas de pedestres.
Na Paraíba, existem 17 passarelas nas BRs 101 e 230, de acordo com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit). O número ainda não é suficiente e, por isso, o Dnit anunciou mais 14 equipamentos para o próximo ano. O investimento só vai surtir efeito se as pessoas se educarem. A passarela que fica em frente ao Centro Administrativo Municipal, na BR-230, quase não é utilizada e em apenas 10 minutos, pelo menos 10 pessoas atravessaram a pista.
“Por causa de dois minutos a gente perde a vida”, afirmou o vigilante Marcone Gomes, que deu exemplo e disse que só atravessa pela passarela. “Pela minha própria segurança”, justificou. Nem todos, porém, têm a mesma consciência.
Já o encanador Samuel Neto relatou que quase foi atropelado por um caminhão há aproximadamente nove meses, quando tentava atravessar a BR-230. Apesar disso, ele parece não ter aprendido a lição, e foi flagrado pela reportagem atravessando no mesmo local com sua bicicleta. “No Mato Grosso, de onde eu venho, não tem essas passarelas, ainda estou me acostumando. Sei que estou arriscando minha vida”, disse.
Confira a matéria completa na edição de hoje do seu Jornal Correio da Paraíba.

Nenhum comentário:

Postar um comentário