terça-feira, 26 de novembro de 2013

Imigrantes haitianos morrem em naufrágio nas Bahamas

G1
Imigrantes haitianos morrem em naufrágio nas BahamasFOTO AFP
Pelo menos 10 imigrantes haitianos morreram e 100 outros caíram no mar e estavam sendo resgatados depois do naufrágio de um cargueiro nasBahamas, informou a Guarda Costeira dos Estados Unidos nesta terça-feira (26).
O navio de 12 metros encalhou e virou perto de Staniel Cay, região central das Bahamas, na segunda-feira à noite, disseram autoridades. Acredita-se que a embarcação tinha os Estados Unidos como destino.
Treze sobreviventes foram içados por um helicóptero da Guarda Costeira dos EUA, disse o sargento Mark Barney, um porta-voz da Guarda Costeira em Miami.
Um porta-voz da Força Real de Defesa das Bahamas, tenente Origin Deleveaux, disse que 13 migrantes "gravemente desidratados" --aparentemente os mesmos 13 que foram resgatados-- foram levados para Staniel Cay para receberem tratamento.
Equipes em aviões e helicópteros dos EUA jogaram coletes salva-vidas no mar para ajudar os outros sobreviventes a flutuarem até que um bote da Real de Defesa das Bahamas chegasse para resgata-los.
"Eles jogaram bem ao lado deles e eles podem nadar. Uma vez que eles estão fora da água, têm maiores chances de sobreviverem", disse Barney. "Há simplesmente muitas pessoas na água."
Fotos dramáticas da Guarda Costeira mostraram o navio inclinado quase completamente para o lado, com os passageiros juntos e tentando se segurar. Alguns escalaram o mastro.
A causa do acidente é desconhecida e será investigada pelas autoridades das Bahamas, disse Barney.
Migrantes do Haiti, Cuba e outros países do Caribe frequentemente navegam através das Bahamas na tentativa de chegar aos Estados Unidos, muitas vezes em embarcações sobrecarregadas e incapazes de navegar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário