quarta-feira, 6 de novembro de 2013

IFPB e universitários de 8 estados do NE disputam competição para construir carros off-road

Universidade da Bahia foi a vencedora no ano passado, disputada por nove equipes, entre 14 inscritas
Emprego e Educação | Em 06/11/13 às 10h52, atualizado em 06/11/13 às 12h16 | Por Redação
Reprodução
IFPB no bairro de Jaguaribe
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), participará dos dias 8 a 10 de novembro, a 8ª Competição Baja SAE BRASIL – Etapa Nordeste. Dezoito equipes, formadas por cerca de 300 universitários de engenharia da Bahia, Ceará, Maranhão, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe, disputarão a Etapa Nordeste, preparatória para a competição nacional, em São Paulo.
As 18 equipes projetaram e construíram carros off-road, dentro das instituições de ensino, especialmente para a competição. Pernambuco e Paraíba possuem quatro equipes inscritas cada, enquanto a Bahia tem três, o Piauí e o Rio Grande do Norte com duas cada. Os Estados do Ceará, Maranhão e Sergipe contam com uma equipe cada.
Em Camaçari, as provas terão início na sexta, dia 8, com apresentação oral dos projetos. No sábado (9), acontecem as avaliações de segurança, conforto, manutenção & custos, capacidade trativa, desempenho de dirigibilidade e final de projetos. Todos os carros são avaliados por juízes - engenheiros da indústria automotiva. No domingo, dia 10, os carros serão submetidos ao enduro de resistência, com três horas de duração e aberto ao público, a partir das 10h, com intervalo para reabastecimento. O enduro é a prova mais esperada pelas equipes. A prova é realizada em pista de terra, em condições bastante severas para as equipes e seus carros, denominados Baja SAE.
A equipe UFPBaja foi a vencedora da competição no ano passado, disputada por nove equipes, entre 14 inscritas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário