sábado, 30 de novembro de 2013

'Dia Mundial de Luta Contra a Aids’ tem campanha especial e mobiliza nove bairros de João Pessoa

Serão distribuídos cerca de dois milhões de preservativos, com ações que envolvem testes rápidos grátis em vários pontos
Saúde | Em 29/11/13 às 22h24, atualizado em 29/11/13 às 23h01 | Por Redação
Divulgação
Símbolo mundial de luta contra a Aids
Diversos países celebram neste domingo (1°) o ‘Dia Mundial de Luta Contra a Aids’. Na Paraíba, uma programação especial foi montada em alusão à data com campanhas que se estendem até o dia 22 de dezembro. Cerca de dois milhões de preservativos serão distribuídos em todo o estado.
O alerta e prevenção para a doença irá se estender por quase todo o mês de dezembro em várias partes da Capital. Serão palestras, filmes, distribuição de material de prevenção e realização de testes para HIV, sífilis, hepatites B e C, todos oferecidos gratuitamente. 
As aplicações dos testes de HIV, sífilis, hepatite B e C e a distribuição de material de prevenção se estendem na sexta-feira (13), na Praça do Valentina, das 17h às 21h; no sábado (14), no Mercado Público de Cruz das Armas, das 7h às 12h; sexta-feira (20), Feirinha de Tambaú, das 17h às 21h; sábado (21), Mercado Público do Centro, das 7h às 12h e no domingo (22) no Mercado Público da Torre, das 7h às 12h.
Programação nos bairros 
Profissionais de saúde e membros de ONGs realizarão testes rápidos de detecção de HIV, hepatite B e C e sífilis a partir das 7h, no final da Avenida Beira Rio, no Cabo Branco, orla de João Pessoa. No local, serão instalados estandes para atender as pessoas com a testagem rápida e distribuição de preservativos. A atividade será feita em parceria entre o Governo do Estado, instituições não governamentais e a Secretaria Municipal de Saúde. Ainda neste domingo, o projeto ‘Estacine’ exibe filmes com temáticas relacionadas à prevenção e luta contra a Aids, na Estação Ciência, no Altiplano, na Capital.

Nesta quarta-feira (4), a população poderá fazer testes grátis no Mercado Público de Jaguaribe, das 15h às 20h. Já na sexta-feira (06) a programação acontece na Praça do Rangel, das 17h às 21h, com encenação de peça teatral, atividade física, além do testes de HIV, sífilis, hepatites B e C e distribuição de material de prevenção.
No sábado (7) a equipe realizará testes para HIV, sífilis, hepatites B e C, nas Unidades de Saúde da Família e no Mercado Público (Oitizeiro), das 8h às 17h e das 7h às 12h, respectivamente.
Dando continuidade, o domingo (8) fica para a população do bairro do Mandacaru, que vai realizar os testes no horário das 7h às 12h. Já na quinta-feira (12) os testes serão realizados em duas localidades da cidade: Largo da Gameleira, no bairro de Tambaú, das 9h às 12h e na Praça Rio Branco, no Centro da cidade, das 14h às 17h.
O procedimento do teste rápido é simples e o resultado fica pronto em até 20 minutos. 
Prevenção é o melhor remédio
Foto: Prevenção é o melhor remédio
Créditos: Portal Correio 

Casos registrados e locais de atendimento
De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, 314 pessoas foram diagnosticadas com a doença somente em 2013, na Paraíba. Dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) mostram que aproximadamente 700 pessoas morreram vítimas da Aids na Paraíba nos últimos cinco anos. Até o dia 15 de novembro, o Sinan registrou 134 óbitos por Aids no estado. Atualmente, 2.905 adultos e 29 crianças realizam tratamento contra a síndrome na Paraíba.
Os locais de atendimento para portadores Aids/HIV são o Hospital Clementino Fraga e o Hospital Universitário Lauro Wanderley (HU), em João Pessoa, o Hospital Universitário Alcides Carneiro e o Serviço de Atendimento Especializado (SAE), em Campina Grande, a 130 km da Capital, os SAE Municipais de Santa Rita e Cabedelo, na região metropolitana de João Pessoa, SAE Patos, a 305 km da Capital, além da 9ª Gerência Regional de Saúde, em Cajazeiras, a 468 km da capital paraibana.
Nas demais localidades do estado, o atendimento é realizado por infectologistas dos Serviços de Atendimento Especializado municipais, e, a cada três meses, o paciente é encaminhado para o Clementino Fraga, em João Pessoa, para outros exames.

Nenhum comentário:

Postar um comentário