terça-feira, 5 de novembro de 2013

Casos graves de dengue caem 13,82% e melhora o registro de notificações

Pesquisa comparou com o período de 1° de janeiro a 19 de outubro ao ano passado
Cidades | Em 05/11/13 às 18h31, atualizado em 05/11/13 às 18h40 | Por Secom-PB
Divulgação
Casos de dengue caem na Paraíba
Os casos graves de dengue na Paraíba registraram uma queda de 13,82% no período de 1° de janeiro a 19 de outubro deste ano na comparação com igual período do ano passado, segundo o Boletim Epidemiológico divulgado nesta segunda-feira (4) pela Gerência Executiva de Atenção a Saúde, que também verificou uma melhora no registro de notificação da doença.
De acordo com os dados divulgados, de 1º de janeiro a 19 de outubro de 2013, foram registrados 131 casos graves de dengue na Paraíba contra 152 casos no mesmo período de 2012. Segundo o boletim, foram notificados 16.557 casos suspeitos de dengue, com 7.028 já confirmados para Dengue clássica e 3.401 descartados. “Em relação ao número de notificações em igual período do ano de 2012, observamos um aumento de 49% (11.101 notificações) das notificações dos casos suspeitos, que vem a ser resultado da melhora na captação dessas informações nos serviços de saúde e ao trabalho realizado pelos técnicos do Estado junto aos municípios”, analisou a gerente executiva de Vigilância em Saúde da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Talita Tavares. 
Ela comentou que o número de casos graves da doença não aumentaram e os óbitos se mantiveram no mesmo padrão dos anos anteriores, o que valida que o aumento das notificações por si só não refletem uma situação de gravidade para o agravo. Para Talita Tavares, notificar os casos suspeitos mostra que o município está atento e vigilante fornecendo informações estratégicas para a organização da assistência prevenindo assim os possíveis óbitos evitáveis. “Tendo esse entendimento o trabalho para o agravo não fica limitado apenas na interrupção da transmissão da doença, sendo importante a estruturação dos serviços de saúde para o atendimento aos casos suspeitos e evitando assim os óbitos”, avaliou a gerente.
Talita Tavares explicou que em relação ao boletim anterior foram concluídos 3 óbitos, sendo um confirmado como óbito por dengue em Campina Grande e dois classificados como óbitos por outras causas: um em Esperança e o outro de Campina Grande. Dos 10 que estavam em investigação, restam, ainda, sete óbitos que seguem em investigação pelos municípios e com apoio da equipe técnica da Vigilância Epidemiológica do Estado. Ela lembrou que nesse mesmo período do ano passado o Estado apresentou 19 óbitos concluídos por outras Causas, e com 11 para dengue nos municípios de: Itabaiana (1), Olho d’água (1), Patos (1), João Pessoa (7) e Bayeux (1).
Ações – Talita Tavares afirmou que todas as gerências regionais foram trabalhadas junto aos municípios para a construção dos planos de contingência e até o próximo dia 11 os técnicos do Estado deverão receber os Planos para assim validarem o processo. “O Estado continua a disponibilizar os veículos com UBV pesado (fumacê) para auxiliar nos trabalhos contra o vetor e nos municípios onde já utilizamos o fumacê os resultados foram positivos com a diminuição da transmissão do agravo, como aconteceu nos municípios de Alagoa Grande e Princesa Isabel e lembrando também que o Estado está investindo na ampliação desses equipamentos. Em 2012, apenas oito máquinas estavam sendo utilizadas e nesse ano de 2013 já contamos com um quantitativo de 17 bombas de UBV pesado”, finalizou a gerente Executiva de Atenção a Saúde da SES. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário