quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Organização Mundial da Saúde confirma surto de poliomielite na Síria

22 crianças foram todas atingidas por paralisia flácida aguda e testes laboratoriais confirmaram a presença da doença em dez casos
Saúde | Em 30/10/13 às 18h42, atualizado em 30/10/13 às 18h49 | Por Agência Brasil
Reprodução/Internet
Imagem Ilustrativa
A Organização Mundial de Saúde (OMS) informou que há um surto de poliomielite na Síria. O país estava livre da doença desde 1999. De acordo com a organização, há o receio de que o surto se espalhe.
O porta-voz da Divisão Antipoliomielite da OMS, Oliver Rosenbauer, disse na terça-feira (29) que testes laboratoriais confirmaram a presença da doença em dez de 22 casos suspeitos em crianças, há cerca de duas semanas. As 22 crianças foram todas atingidas por paralisia flácida aguda, sintoma comum a várias doenças, incluindo a poliomielite.  
“Em dez desses casos, isolaram o vírus da poliomielite selvagem tipo um. Os outros 12 ainda estão sendo analisados” informou Rosenbauer.  
Afeganistão, Paquistão e Nigéria são os únicos países onde o vírus da poliomielite ainda é endêmico. Isso fez crescer as especulações de que jihadistas estrangeiros que lutam contra o presidente sírio, Bashar Al Assad, podem ter levado o vírus para a Síria. A OMS não comentou essas especulações.  
Segundo Oliver Rosenbauer, mesmo que a poliomielite seja endêmica em apenas três países, o vírus pode ter chegado de qualquer parte do mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário