segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Assaltos a ônibus aumentam 100% na Capital; já são 301 casos registrados em 10 meses

Em média, ocorre um assalto por dia. AETC recomenda que o usuário utilize o cartão de bilhetagem eletrônica para reduzir a circulação de dinheiro
Polícia | Em 28/10/13 às 12h51, atualizado em 28/10/13 às 15h15 | Por Redação
Sérvio Túlio Cavalcanti Ramalho
Passageiros sendo revistados em Cruz das armas
A Associação de Empresas de Transportes Coletivos (AETC) de João Pessoa informa que o número de assaltos a ônibus na Capital chegou a 301 de janeiro a setembro de 2013 de 2013, valor 100% maior que o registrado em 2012. Em média, ocorre um crime por dia.
De acordo com o diretor executivo da AETC, Mário Tourinho, as câmeras instaladas nos 388 veículos, o que corresponde a cerca de 70% dos 468 da frota, não inibem a ação dos assaltantes.
Ele diz que a Polícia Militar estuda formas de reduzir a violência nos transportes coletivos e pensou até em colocar um PM em cada veículo, mas reconhece que essa é uma ideia praticamente impossível devido ao grande número de ônibus que circula em João Pessoa.
Tourinho recomenda que o usuário utilize o cartão de bilhetagem eletrônica para reduzir a circulação de dinheiro.
A Polícia Militar foi procurada pelo Portal Correio para prestar esclarecimentos sobre os números de assaltos a ônibus na capital paraibana, mas ninguém foi localizado para comentar o assunto. A PM divulgou apenas um texto com o número de pessoas detidas nas últimas 48 horas, suspeitas de participar de crimes nos coletivos. Leia abaixo:
Polícia Militar apreende cinco adolescentes suspeitos de assalto a ônibus em João Pessoa
A Polícia Militar intensificou as ações contra os crimes de roubo em João Pessoa e já apreendeu cinco adolescentes acusados de assaltar transportes coletivos na cidade, na noite de domingo (27). Os suspeitos foram detidos logo após praticar os crimes e com eles a PM recuperou dinheiro, objetos roubados e apreendeu um revólver calibre 38.
Os jovens foram apreendidos em um intervalo de duas horas. Quatro deles, com idades entre 13 e 17 anos, foram apreendidos no Bairro Treze de Maio após perseguição policial. Eles tinham acabado de roubar um ônibus que faz a linha 514 (Mangabeira), no Centro da Capital.
Os suspeitos estavam armados de faca, com os objetos roubados de passageiros e o dinheiro do cobrador – que foram recuperados. Todos foram levados para a Delegacia da Infância e Juventude, no Centro.
Pouco tempo depois, os policiais do 1º Batalhão apreenderam um adolescente de 17 anos que tinha acabado de roubar um ônibus da linha 601 (Bessa), no centro da cidade. Com ele foi apreendido um revólver calibre 38 e recuperado todo o dinheiro roubado do coletivo. O suspeito também foi encaminhado para a Delegacia da Infância e Juventude, no Centro.
O Comandante Geral da Polícia Militar, Coronel Euller Chaves, adiantou que as ações contra os crimes de roubo vão continuar com rigor, mas chamou a atenção para o fato da legislação brasileira que beneficia os responsáveis por muitos crimes, que são adolescentes.
“Temos agido rápido com ações que resultam na apreensão desses suspeitos logo após o cometimento desses crime, mas infelizmente por serem menores de idade acabam sendo beneficiados pela legislação e voltam as ruas para cometer novos delitos. Só no mês passado, foram 22 suspeitos menores de idade que foram apreendidos assaltando ônibus, mas infelizmente a maioria já está em liberdade. Nós não vamos nos curvar a esta situação e intensificaremos as rondas e abordagens em vários bairros nas próximas horas”, garantiu o coronel Euller.
Ainda na Capital – Durante rondas no bairro do Rangel, Policiais da Cavalaria da PM prenderam Henrique Ribeiro dos Santos, de 22 anos, que estava com um revólver calibre 38 em frente ao Centro Ação Comunitária (CAC) do bairro. Ele foi levado para a 9ª Delegacia Distrital, em Mangabeira, Zona Sul da Capital.
Região metropolitana 
Policiais da Força Tática apreenderam na noite deste domingo (27) dois adolescentes, de 17 e 14 anos, armados com um revólver calibre 38 e pilotando uma moto com registro de roubo. Eles foram levados para a 6ª Delegacia Distrital, em Santa Rita. O veículo havia sido roubado na cidade de Caaporã, no Litoral Sul da Paraíba

Nenhum comentário:

Postar um comentário