quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Após sete meses da aprovação na ALPB, Caixa Econômica Federal aprova empréstimo para Cagepa

Informação foi da pelo governador Ricardo Coutinho nesta quarta-feira
Economia | Em 30/10/13 às 18h48, atualizado em 30/10/13 às 19h36 | Por Redação
Reprodução
ALPB
A Caixa Econômica Federal aprovou nessa terça-feira (29) o empréstimo para a Companhia de Água e Esgoto da Paraíba (Cagepa). A informação foi da pelo governador Ricardo Coutinho (PSB) nesta quarta-feira (30). O pedido de empréstimo com o aval do Governo do Estado foi aprovado na Assembleia Legislativa no último dia 6 de março.
De acordo com o governador, o valor da contração será de R$ 136 milhões, R$ 14 milhões a menos do que do que foi pedido, devido aos juros e inflação.
De acordo com o presidente da Cagepa, Deusdete Queiroga, o montante será usado “exclusivamente” para o pagamento dos bancos privados .Segundo ele, o objetivo de liquidar a conta com os bancos privados será alcançado.
A contração do empréstimo da Cagepa passou por vários impasses na Assembleia Legislativa da Paraíba e chegou a ir à Justiça depois que os deputados decidiram pelo o arquivamento do pedido. No dia 6 de março último a ALPB aprovou um projeto de lei que autoriza o Governo do Estado a prestar garantia em operação de crédito celebrada pela Cagepa e a Caixa Econômica Federal.
A votação aconteceu exatamente oito meses depois que o mesmo pedido, encaminhado pelo governador Ricardo Coutinho (PSB), foi arquivado na ALPB, sob o argumento de "inadequação orçamentária".
A aprovação do projeto de lei ocorreu porque houve uma emenda modificativa de praticamente todo o artigo 1º do projeto de lei 992, de autoria do Poder Executivo. A emenda condiciona o empréstimo para pagamento unicamente de parcelas da dívida junto a instituições financeiras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário