quinta-feira, 31 de outubro de 2013

30 de Janeiro de 2013

PB aprova apenas 22% dos candidatos no exame da OAB

PB aprova apenas 22% dos candidatos no exame da OAB
Cerca de 22% dos candidatos estudantes de instituições de ensino superior da Paraíba que se inscreveram no exame da Ordem dos Advogados  do Brasil foram aprovados.  Ao todo, 554 dos 2.472 passaram.

Com esse desempenho, a Paraíba ficou abaixo da média nacional de aprovação do exame, realizado no primeiro semestre de 2013, que foi de 28,07%. A lista traz a porcentagem de aprovação dos alunos de mais de 1.200 universidades, faculdades e centros universitários de todo o país.

 

A instituição que mais aprovou numericamente na Paraíba foi o Centro Universitário de João Pessoa (Unipê), com 239 aprovados. Essa mesma instituição também teve o maior número de inscritos na primeira fase - um total de 1.011. Porém, apenas 986 fizeram a prova. Apesar de ter um grande número de aprovados, o percentual de aprovação da Unipê ficou em 24,24%.


Universidade Federal da Paraíba (UFPB) foi quem mais aprovou no percentual, com 75% de aprovação entre os alunos do campus I. No entanto, se inscreveram quatro estudantes e foram aprovados três. Porém, apenas 16,32% dos candidatos da Faculdade de Direito, localizada no Centro de João Pessoa, passaram no exame. Vinte fizeram a inscrição e um deles não compareceu à prova da primeira fase. Cinco foram aprovados.


O pior desempenho ficou com o Instituto Federal de Ciência e Tecnologia da Paraíba, que não tem o curso de Direito. Apenas um estudante se inscreveu e compareceu à prova da primeira fase, mas não foi aprovado no exame. Em seguida, aparece a Associação Paraibana de Ensino Renovado (Asper), que teve um percentual de aprovação de 7,14%. Ao todo, 43 se inscreveram e apenas três passaram.


Entre as universidades públicas, a Universidade Federal da Campina Grande (UFCG), campus Sousa, aparece com 22,86% de aprovação. Foram 24 aprovados no exame da OAB. O campus de Campina Grande da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) teve um percentual 31,67% de aprovados, com 38 estudantes que passaram na prova. O campus de Guarabira da mesma instituição teve 11 candidatos aprovados, o que corresponde a 25,58%

Veja o desempenho de cada instituição clicando AQUI

Redação com G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário