quarta-feira, 19 de junho de 2013

Brasil faz 2 a 0 contra o México e garante classificação para segunda fase da Copa das Confederações

Destaque do jogo foi a atuação inspirada de Neymar. O recém contratado do Barcelona marcou o primeiro gol da seleção brasileira e armou a jogada do segundo
Futebol | Em 19/06/13 às 18h00, atualizado em 19/06/13 às 18h40 | Por Amanda Gabriel
Reprodução
Neymar comemora 1º gol da seleção brasileira
A seleção brasileira finalizou sua segunda atuação na Copa das Confederações 2013 com uma grande vitória sobre o México. O time comandado por Luiz Felipe Scolari venceu por 2 a 0 o jogo desta quarta-feira (19), na arena Castelão, Fortaleza.
O time tupiniquim entrou em campo com a missão de aplicar uma revanche sobre a seleção mexicana, que havia vencido o Brasil na final das Olimpíadas de Londres, em 2012.  E a tarefa foi cumprida. Com uma atuação brilhante de Neymar e um claro entrosamento entre todos os integrantes da equipe, o Brasil garantiu sua permanência na Copa das Confederações. 
O jogo
1º tempo – A seleção brasileira entrou em campo impondo seu estilo de jogo ainda nos primeiros minutos. Nos primeiros cinco minutos, os donos da casa chegaram a ameaçar os adversários três vezes. Em uma das oportunidades o gol foi marcado. A boa oportunidade aproveitada por Oscar, no entanto, foi invalidada pela arbitragem.
Mas não demorou muito para o placar sair do zero a zero. Aos oito minutos do primeiro tempo o lateral Daniel Alves cruzou a bola, que desviou em um jogador mexicano e acabou caindo nos pés de Neymar. O atacante brasileiro não desperdiçou a chance e colocou a bola no fundo da rede adversária. 
E o Brasil continuou a pressionar. Por pouco Daniel Alves não marcou o segundo, aos 13 minutos. A intenção do jogador era fazer um cruzamento, mas a bola acabou indo de encontro ao travessão. Não fosse a agilidade do goleiro visitante, Jesús Corona, o México veria a vantagem canarinha aumentar.
Aos 15 minutos foi a vez do México ameaçar a ‘zaga’ brasileira. Daniel Alves escorregou e deixou o caminho livre para Chicharito tomar posse da bola e avançar em direção ao gol de Júlio César. David Luiz tentou travar o ataque, mas foi um erro de cálculo do próprio mexicano que impediu o empate.
A equipe de Felipão continuou a dominar a partida e mexicanos logo demonstraram desespero. Aos 20 minutos, Neymar foi derrubado enquanto armava um contra-ataque. O lance rendeu cobrança de falta para o Brasil e o primeiro cartão amarelo do jogo, para o meio campista do México Andrés Guardado.
Aos 34 minutos do primeiro tempo o México voltou a ameaçar um gol, quando Giovani lançou a bola para a pequena área do Brasil. Mas David Luiz conseguiu afastar a bola para o escanteio. Na cobrança, o próprio zagueiro contornou a situação e afastou o perigo cabeceando a bola. Durante o salto, no entanto, David Luiz acabou sofrendo um choque com o capitão tupiniquim Thiago Silva. O jogador teve que se ausentar do campo para receber atendimento médico. Mesmo com o nariz sangrando, David Luiz retornou aos gramados da arena Castelão e seguiu jogando. 
David Luiz precisou de atendimento médico
O primeiro tempo seguiu equilibrado. As duas equipes armaram novas oportunidades de gol, mas a posse de bola foi predominantemente brasileira. No penúltimo minuto do tempo normal o zagueiro Thiago Silva recebeu o segundo cartão amarelo do jogo. O capitão da seleção brasileira foi penalizado após aplicar uma falta em Javier Hernandez.
Thiago Silva leva cartão amarelo
2° tempo – Na segunda etapa do jogo o Brasil reforçou sua postura agressiva. Em cobrança de falta sofrida no primeiro minuto, Neymar levantou a bola que esbarrou em Luiz Gustavo e acabou ficando sob o domínio de Thiago Silva. O capitão da seleção foi ágil e chutou a gol, sacudindo a rede do adversário. A arbitragem, no entanto, impediu pela segunda vez o gol do time de Felipão.
Aos nove minutos foi a vez do paraibano Hulk amedrontar o goleiro mexicano. O atacante do Zenit tabelou com Neymar, que o colocou de frente para o gol, mas na hora do chute a bola partiu para o lado de fora da rede.
Hulk teve a chance de marcar, mas a bola foi para fora
Antes dos 20 primeiros minutos, destaque para duas importantes substituições. Do Brasil, saiu Oscar e entrou Hernanes, enquanto o técnico mexicano tirou Gerardo Flores e mandou Herrera para dentro de campo. A mudança incentivou o time mexicano e Salcido arriscou de longe. A jogada assustou os brasileiros, mas Julio César agarrou a bola com segurança.
Aos 30 minutos, Daniel Alves amplia o número de cartões amarelos para o Brasil. Felipão repete estratégia de jogos anteriores e troca Hulk por Lucas, aos 31. O treinador do Brasil seguiu mudando o time e Fred cedeu lugar a Jô.
O segundo tempo foi marcado por uma atuação equilibrada das duas equipes. O México criou grandes oportunidades de gol e assustou a defesa brasileira em diversos momentos. Mas foi o Brasil quem fez o segundo gol válido da partida. Aos 42 minutos Neymar – que fez uma apresentação brilhante do início ao final do jogo – armou uma bela jogada, driblou dois mexicanos e tocou para Jô. Ao jogador do Atlético MG coube aumentar o placar e finalizar o jogo com um bonito dois a zero para o Brasil.
Com o resultado, a seleção brasileira se classifica para a segunda fase da Copa das Confederações. 
Ficha técnica:
Local do jogo: Castelão, em Fortaleza 
Árbitro: Howard Webb (ING)
Público: 50.733 pessoas
Cartões Amarelos: Guardado, Herrera e Rodríguez (MEX); Thiago Silva e Daniel Alves (BRA)
Gols: Neymar, aos 9min do primeiro tempo; Jô, aos 48min do segundo tempo 
Brasil: Julio Cesar, Daniel Alves, Thiago Silva, David Luiz e Marcelo; Luiz Gustavo, Paulinho e Oscar (Hernanes - 16'/2ºT); Neymar, Hulk (Lucas - 32'/2ºT) e Fred (Jô - 37'/2ºT).

México: Corona, Flores (Herrera - 12'/2ºT), Francisco Rodríguez, Héctor Moreno e Salcido; Torrado (Jimenez - 41'/2ºT), Mier, Torres (Barrera - 24'/2ºT) e Guardado; Giovani dos Santos e Chicharito Hernández.

Nenhum comentário:

Postar um comentário